Loading...

Verónica Conte
arte, design, paisagem

1 Publicação

Sobre

Publicações

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 2019

    A Cor em Acção

    Ver mais

Biografia

É investigadora efetiva no CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura e colaboradora no CEC – Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras (Universidade de Lisboa). O seu trabalho é transdisciplinar na forma como cruza e alimenta os vários domínios de sua pesquisa científica e artística, principalmente focada na cor, nas pessoas, nas emoções e no espaço público, ou paisagem. Presidente da Direção da APCOR – Associação Portuguesa da Cor (maio 2019 - julho 2022). Autora do livro A Cor em Acção, By the Book, 2019.
Depois de pesquisar as cores de Buenos Aires, em Palermo Viejo e La Boca, (colaboração com o Grupo Argentino del Color, em Serviço de Voluntariado Europeu, 2009) e de estudar ações coletivas de pintura em fachadas residenciais, consolidou a sua investigação através da ação participativa ViverCor Corabitando, realizada na aldeia de São Cristóvão (2011- 2012), e replicada na Ruinha, centro histórico de Montemor-o-Novo (2015). Pós-doutoramento Design "Co-design em espaço público: A cor como estratégia para o desenvolvimento da cultura e da sustentabilidade local" (2020, FA-ULISBOA). Doutoramento em Design "Co-Design de ações participativas na pintura de fachadas residenciais: expressão de identidades individuais e coletivas na construção do espaço público" (2014, FA-ULISBOA e FADU – UBA, bolsa individual FCT). Mestre em Cor na Arquitetura (2003-2006) FA-UTL. Licenciada em Arquitetura Paisagista (2002) ISA-UTL. Pós-graduação em Artes Visuais da Maumaus, Lisboa (2006, parte curricular). 
Realizou também projetos em cenografia e imagem (2004-07), e co-criou com Verónica Almeida o ArtLAB – projetos artísticos na Paisagem (2005). Mais recentemente o seu projeto "Atlas da cor-emoção", como investigadora independente, está a dar os seus passos no âmbito do design emocional.