Loading...

SOBRE

Apresentação e Objetivos

Apresentação e Objetivos
A Associação Portuguesa da Cor – APCOR, membro da Associação Internacional da Cor (AIC) foi fundada a 07 de Abril 2005 por um grupo de investigadores intervenientes no “Mestrado na Cor em Arquitectura”, criado pela Universidade Técnica de Lisboa e leccionado na Faculdade de Arquitectura em 2003. Parte significativa destes investigadores prosseguem a sua actividade científica integrados no Laboratório da Cor, estrutura de investigação multidisciplinar da FA.UTL.

Esta associação contou com membros honorários personalidades de reconhecido valor internacional no estudo e aplicação da cor, como Byron Mikellides, Frank Mahnke, Jean-Philippe Lenclos, Luís Badosa e Pancho Miranda Guedes.

A APCOR fomenta a investigação, a formação e a aplicação da cor em áreas disciplinares e do conhecimento diversificadas, tais como as artes plásticas, a arquitectura, o cinema, o design, o marketing, a publicidade, o urbanismo, a geografia, a ergonomia, a fisiologia, a neurofisiologia, a biologia, a química, a psicologia, a história, a estética, a antropologia.

A APCOR privilegia a componente científica, indispensável à pesquisa em áreas relevantes do conhecimento, como o estudo da visão e da percepção das cores, dos efeitos psicofisiológicos da luz e da cor, da influência da cor e da iluminação de espaços, da requalificação do tecido urbano e da reabilitação urbana e ambiental.

A APCOR articula a vertente científica com a vertente tecnológica, para promover a investigação das tecnologias de medição e digitalização e normalização, as tecnologias associadas à iluminação, as tecnologias dos materiais, desde os suportes físicos tradicionais ao web design.

A APCOR empenha-se, ainda, na investigação teórica e na intervenção cultural, em domínios como o da comunicação, da simbologia, da reflexão estética e histórica, dos sistemas de representação e classificação de cores e das problemáticas envolvidas na prática da educação pela cor.